Segunda, 8 de junho, devocional do Pão do Céu

Escrito em 07/06/2026
União Bíblica


Romanos 1:1-17

Saudação

1Eu, Paulo, sou servo de Cristo Jesus e fui chamado para ser apóstolo, escolhido para anunciar o evangelho de Deus.

2Esta boa nova já Deus a tinha prometido na Sagrada Escritura por meio dos seus profetas. 3Ela diz respeito ao seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo nascimento, ele era descendente de David, 4mas pelo Espírito que santifica foi manifestado como Filho de Deus com poder, pela ressurreição dos mortos. 5Foi por meio dele que recebi o privilégio de ser apóstolo, para levar as pessoas de todas as nações à obediência da fé, por amor do seu nome. 6É no número dos que foram chamados a pertencer a Cristo que os irmãos também se encontram. 7A todos, pois, os que em Roma são amados de Deus e chamados a ser santos, que Deus nosso Pai e Jesus Cristo nosso Senhor vos deem graça e paz.

Paulo deseja visitar Roma

8Antes de mais, dou graças ao meu Deus por meio de Jesus Cristo. Dou graças por todos vós, porque em toda a parte se fala da vossa fé. 9Deus sabe como é verdade o que digo — aquele Deus a quem sirvo de todo o coração ao anunciar a boa nova a respeito de seu Filho. Ele é testemunha de como sempre vos recordo nas minhas orações. 10Peço a Deus que, pela sua vontade, me dê um dia a oportunidade de ir até junto de vós. 11De facto tenho imenso desejo de vos ir visitar para vos transmitir algum dom espiritual, de modo que se tornem mais firmes na fé. 12Desejo que nos animemos uns aos outros: eu pela vossa fé e vós pela minha.

13Meus irmãos, quero que fiquem a saber que muitas vezes fiz os meus planos para vos ir visitar, mas até agora não me foi possível. Desejava que isso também vos levasse algum proveito, tal como tem acontecido com outros povos. 14É meu dever ir até junto de todos, civilizados ou não-civilizados, sábios ou ignorantes. 15Daí, o meu grande desejo de anunciar o evangelho também a vós em Roma.

A força da boa nova

16Não me envergonho do evangelho. Ele é o poder de Deus para salvar todos os que creem, primeiro os judeus e também os não-judeus. 17Nele se revela a justiça de Deus por meio da fé. Como está escrito: Aquele que é justo pela fé viverá.

Copyright © 1993, 2009 Sociedade Bíblica de Portugal

Comentário:

 

Esta carta de Paulo é a maior e também a mais profun­da e teológica que o apóstolo escreveu. Ele estava em Corinto e, apesar de várias tentativas, ainda não tinha conseguido ir a Roma, onde a Igreja despontava. Mas, logo aqui no início, ele identifica o tema principal: o justo viverá por fé (v. 17). Este é o assunto primordial, embora não único desta carta, que depois, séculos mais tarde, foi reavivado por Lutero na Reforma Protestante. Apesar de nunca lá ter ido, ele conhecia a fé daqueles crentes (v. 8). Será que a sua fé, leitor, é reconhecida por outros?



.