1Portanto, uma vez que fomos justificados pela fé, estamos em paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. 2Foi por meio de Cristo e pela fé que nós conseguimos esta harmonia com Deus que agora temos. E isso dá-nos a maravilhosa esperança de tomar parte na glória de Deus. 3Mais ainda, nós sentimos alegria nos nossos sofrimentos, porque o sofrimento produz a perseverança; 4a perseverança provoca a firmeza de caráter nas dificuldades e a firmeza produz a esperança. 5Esta esperança não nos engana, porque Deus encheu-nos o coração com o seu amor, por meio do Espírito Santo que é dom de Deus.
6Na verdade, quando nós ainda vivíamos nas nossas fraquezas, Cristo, no seu devido tempo, morreu por nós pecadores. 7Seria muito difícil alguém morrer por uma pessoa, mesmo que ela fosse inocente. De facto, talvez alguém seja capaz de dar a vida por uma pessoa boa. 8Mas Deus mostrou-nos até que ponto nos ama pois, quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. 9Pela sua morte, nós agora estamos em boas relações com Deus. E agora que somos justificados pelo seu sangue, com muito mais razão por meio dele seremos livres do castigo final. 10Pois se, quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho, quanto mais estando reconciliados seremos salvos pela sua vida! 11E ainda não é tudo. Nós sentimos alegria em Deus por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, por quem agora recebemos a reconciliação.
A justificação perante Deus é realizada pela fé, e nunca pelas obras que possamos fazer. Foi o Cordeiro Imaculado de Deus que fez tudo por nós, quando verteu o Seu sangue na Cruz. Aqui vemos o grande amor de Deus que, mesmo quando ainda éramos pecadores, nos enviou o Seu Filho, para nos salvar. Através desta justificação fomos abençoados com verdadeira paz, com profunda alegria e com fundada esperança, pois já não estamos mais separados, mas sim reconciliados com Deus, que nos liberta da ira futura e nos garante uma vida eterna com Ele