Sexta, 19 de junho, devocional do Pão do Céu

Escrito em 18/06/2026
União Bíblica


Romanos 5:12-21 

Adão e Cristo

12Por um só homem entrou o pecado no mundo e com o pecado veio a morte. Foi assim que a morte atingiu toda a gente, já que todos pecaram. 13Antes da Lei de Moisés já existia o pecado no mundo. Mas como ainda não havia lei, Deus não tinha em conta o pecado. 14Sem dúvida que, desde o tempo de Adão até ao tempo de Moisés, a morte teve poder mesmo sobre aqueles que não tinham cometido pecado à semelhança de Adão que desobedeceu a Deus. Adão representava aquele que havia de vir. 15Mas o pecado de Adão não pode comparar-se ao dom que nos vem de Deus. Se é certo que uma grande multidão morreu por causa do pecado de um só, também é verdade que o dom de Deus é muito maior. Esse dom que nos vem de Deus por meio de um só homem, Jesus Cristo, é muito superior. 16O dom de Deus tem consequências muito diferentes daquelas que teve o pecado de um só homem. Com efeito, o julgamento do pecado de um só levou à condenação, mas o dom concedido depois de tantos pecados trouxe a justificação. 17Pois se, pela ofensa de um só homem, a morte reinou através desse homem, com muito mais razão aqueles que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão na vida, por meio de um só, Jesus Cristo.

18Assim como o pecado de um só homem trouxe a todos a condenação, assim também um só ato de justiça trouxe a justificação que dá vida a todos os homens. 19Pois como pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores, pela obediência de um só todos se tornam justos diante de Deus.

20A lei veio fazer aumentar mais o pecado. Mas quanto mais o pecado aumentava, mais abundava a graça de Deus. 21De modo que assim como o pecado reinou na morte, também a graça de Deus reina pela justiça para a vida eterna por Jesus Cristo, nosso Senhor.

 

Copyright © 1993, 2009 Sociedade Bíblica de Portugal

Comentário:

Com a desobediência do homem, no Éden, o pecado entrou e contaminou toda a humanidade, pois todos nas­cemos pecadores. Mas foi também por um Homem, que também é Deus, que a graça e o perdão chegaram a todos aqueles que crerem. Em Cristo, temos uma herança muito maior e muito mais valiosa do que a que tínhamos recebi­do de Adão, que era tão somente a morte. Se é verdade que o pecado abunda intensamente neste mundo, a Graça de Deus superabunda, ou seja, é muito mais poderosa e nos transporta para uma eternidade gloriosa.



.