¹ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
² Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
³ Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
⁵ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
⁶ Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
⁷ Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
⁸ Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
¹⁰ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
¹¹ E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Se já estamos em Cristo, ou seja, se Cristo, pelo Seu Espírito, já habita em nós, então não existe mais nenhuma condenação sobre nós. Isto não é obra nossa, mas foi a Graça de Deus que nos alcançou e nos fez participantes do Corpo de Cristo. Isto não é aparência exterior, mas é obra profunda e interior na nossa mente e coração. Assim, o nosso desejo é viver agradando a Deus e rejeitando as obras da carne. A condição é só uma: ter o Espírito de Deus em nós. Doutra forma podemos ter muita religiosidade aparente, mas sem Ele estamos mortos.