¹² De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
¹³ Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
¹⁴ Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
¹⁵ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
¹⁶ O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
¹⁷ E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, verdadeiramente herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
O evangelista João diz-nos que “a todos quantos o receberam (a Jesus), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” ( João 1:12). Então, a nossa posição agora, os que cremos, os que temos o Espírito Santo, é de sermos filhos e herdeiros de Deus. Que bom é podermos dizer: Abba Pai! É uma expressão de carinho e intimidade - paizinho querido! E nós somos queridos de Deus Pai, que sempre está atento, cuidando e protegendo debaixo da Sua mão poderosa a cada filhinho Seu! Agora, o dever do filho é honrar o Pai; será que o estamos fazendo?