13 de junho, sábado

Escrito em 13/06/2026
União Bíblica


Romanos 3:9-20

Todos os homens estão debaixo do pecado

Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado, 10 como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 11 Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. 12 Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; 14 cuja boca está cheia de maldição e amargura. 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16 Em seus caminhos  destruição e miséria; 17 e não conheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.

19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. 20 Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

Copyright © 1993, 2009 Sociedade Bíblica de Portugal

Comentário:

Diagnóstico Real

Vivemos numa geração que procura soluções para tudo: ansiedade, vazio, insegurança, relacionamentos partidos, falta de propósito. Mas Paulo faz uma afirmação que continua a ser desconfortável hoje: o problema mais profundo da humanidade não está à nossa volta — está dentro de nós.

Quando lemos que "não há um justo, nem um sequer", percebemos que ninguém consegue apresentar-se diante de Deus com mérito próprio. Não importa a nacionalidade, a educação, a religião ou as boas ações. Todos falhamos e todos precisamos da graça de Deus.

O mais impressionante é que Paulo não fala apenas dos pecados que praticamos, mas da condição do nosso coração. Muitas vezes procuramos tudo e todos antes de procurarmos Deus. Corremos atrás de sucesso, aprovação, prazer ou distrações, enquanto ignoramos Aquele que nos criou.

Basta olhar para o mundo à nossa volta. Apesar dos avanços tecnológicos e científicos, continuamos a assistir a guerras, injustiças, violência, egoísmo e destruição. O problema não é apenas social ou político; é espiritual.

Por isso, antes de tentarmos mudar o mundo, precisamos de permitir que Deus transforme o nosso coração. Foi exatamente isso que David reconheceu quando escreveu o Salmo 51. Em vez de justificar os seus erros, admitiu-os diante de Deus e pediu: "Cria em mim um coração puro."

A boa notícia é que Deus não procura pessoas perfeitas. Procura pessoas sinceras, que reconhecem a sua necessidade d'Ele. Quando nos aproximamos de Deus com humildade, a Sua graça restaura, perdoa e transforma aquilo que nós nunca conseguiríamos mudar sozinhos.

Desafio: Hoje, tira cinco minutos em silêncio e faz uma pergunta honesta a Deus:

"Senhor, há alguma área da minha vida que eu tenho ignorado e que Tu queres transformar?"

Depois, escuta. Deus continua a falar aos corações que O procuram.



.