15 de junho, 2ª. feira

Escrito em 14/06/2026
União Bíblica


Romanos 3:21-31

A Justiça por meio da Fé

21 Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, 23 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. 25 Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação[a] mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26 mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

27 Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à Lei? Não, mas no princípio da fé. 28 Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei. 29 Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também, 30 visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos. 31 Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei.

Copyright © 1993, 2009 Sociedade Bíblica de Portugal

Comentário:

Justificados

Todos nós gostamos de nos comparar com os outros. É fácil olhar para alguém e pensar: “Pelo menos não faço aquilo” ou “Não sou assim tão mau”. Mas Paulo desmonta completamente essa ideia em Romanos 3.

Depois de mostrar que tanto judeus como gentios falharam diante de Deus, ele chega a uma conclusão simples, mas difícil de aceitar: todos pecaram. Não importa a nossa origem, a nossa educação, a família onde crescemos ou o tempo que passamos na igreja. Nenhum de nós consegue alcançar o padrão perfeito de Deus pelos seus próprios méritos.

À primeira vista, isto parece uma má notícia. E é. Mas é precisamente aqui que entra a melhor notícia de todas.

Paulo diz que Deus abriu um caminho para que possamos ser declarados justos diante d'Ele. Não através das nossas boas obras, não porque merecemos, mas através da fé em Jesus Cristo.

Imagina que tens uma dívida impossível de pagar. Não importa o quanto te esforças, nunca conseguirás liquidá-la. Então alguém aparece e paga tudo por ti. Foi isso que Jesus fez na cruz. Ele, que nunca pecou, assumiu a culpa que era nossa para que nós pudéssemos receber o perdão que não merecíamos.

Vivemos numa geração que procura constantemente provar o seu valor: através das notas, dos seguidores, da aparência ou das conquistas. Mas Deus não nos aceita por aquilo que fazemos. Ele aceita-nos por aquilo que Cristo fez.

A cruz lembra-nos que o pecado é mais grave do que pensamos, mas também que o amor de Deus é maior do que imaginamos.

Quando percebemos isto, deixamos de viver para impressionar os outros e começamos a viver em gratidão por aquilo que Jesus já conquistou por nós.

Desafio: Durante esta semana, sempre que te sentires tentado a provar o teu valor através do que fazes, lembra-te desta verdade:

O teu valor não está naquilo que consegues fazer por Deus, mas naquilo que Jesus já fez por ti.



.