A lei opera em nós a morte. A luta da carne com o espírito
7 Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. 8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda a concupiscência: porquanto, sem a lei, estava morto o pecado. 9 E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; 10 e o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. 11 Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou e, por ele, me matou. 12 Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom.
13 Logo, tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum! Mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem, a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.
Todos gostamos de pensar que somos boas pessoas. Mas Paulo faz-nos olhar para uma realidade desconfortável: o problema não está nas regras de Deus, está dentro de nós.
A Lei de Deus é santa, justa e boa. Ela mostra-nos o caminho certo, mas também revela aquilo que vai no nosso coração. É como um espelho: ajuda-nos a ver a sujidade, mas não consegue removê-la. Quando Deus diz "não cobiçarás", o nosso coração pecaminoso mostra a sua verdadeira natureza e, muitas vezes, deseja exatamente aquilo que não deveria desejar.
O pecado é enganador. Faz-nos acreditar que a felicidade está em seguir os nossos próprios impulsos, mas acaba sempre por nos afastar de Deus. Por isso, a Lei não foi dada para nos salvar, mas para nos mostrar que precisamos desesperadamente de salvação.
E é aqui que surge a boa notícia. Quando percebemos a nossa incapacidade de vencer o pecado sozinhos, encontramos em Jesus a resposta que procuramos. Cristo fez aquilo que nós nunca conseguiríamos fazer. Ele venceu o pecado e abriu o caminho para nos reconciliarmos com Deus.
Reconhecer as nossas falhas não é motivo para desespero, mas um convite para correr para a graça de Deus. Quanto mais entendemos a nossa necessidade, mais valorizamos aquilo que Jesus fez por nós.
Desafio: Hoje, em vez de procurares justificar os teus erros, pede a Deus que te mostre áreas da tua vida que precisas de entregar a Ele. O que é que o "espelho" da Palavra de Deus te está a mostrar neste momento?
Oração: "Senhor, obrigado porque a Tua Palavra mostra a verdade sobre quem eu sou. Ajuda-me a não fugir dessa verdade, mas a aproximar-me de Ti com humildade. Obrigado porque em Jesus encontro perdão, graça e uma nova oportunidade de viver para Ti. Amém."