26 de junho, 6ª. feira

Escrito em 26/06/2026
União Bíblica


Romanos 8:1-11

¹ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

² Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

³ Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;

⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

⁵ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.

⁶ Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

⁷ Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

⁸ Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

¹⁰ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.

¹¹ E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

 

Almeida Corrigida Fiel | acf ©️ 1994, 1995, 2007, 2011

 

Comentário:

 

Sem Condenação

Depois de falar sobre a luta interior contra o pecado, Paulo apresenta uma das declarações mais poderosas do Evangelho: “Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”

Isto significa que, em Jesus, a culpa já não tem a última palavra. A sentença foi anulada, o peso foi retirado e a liberdade foi-nos oferecida. Antes, vivíamos como alguém preso, carregado de culpa e sem saída. Mas, em Cristo, recebemos um novo veredicto: perdoados, livres e aceites por Deus.

A Lei mostrou-nos o pecado, mas não tinha poder para nos salvar. Por isso, Deus fez aquilo que nós nunca conseguiríamos fazer: enviou o Seu Filho. Jesus venceu o pecado e abriu-nos o caminho para uma nova vida, não baseada no nosso mérito, mas na ação do Espírito em nós.

Paulo lembra-nos que viver guiado pela carne conduz à morte, mas viver guiado pelo Espírito traz vida e paz. Quem pertence a Cristo não está sozinho: o Espírito de Deus habita nele, orienta-o, fortalece-o e transforma-o dia após dia.

Desafio: Hoje, sempre que a culpa tentar definir quem tu és, lembra-te: em Cristo, já não és condenado. És livre para viver com Deus, pelo Espírito, em paz.



.