¹ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
² Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
³ Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
⁵ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
⁶ Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
⁷ Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
⁸ Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
¹⁰ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
¹¹ E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Depois de falar sobre a luta interior contra o pecado, Paulo apresenta uma das declarações mais poderosas do Evangelho: “Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”
Isto significa que, em Jesus, a culpa já não tem a última palavra. A sentença foi anulada, o peso foi retirado e a liberdade foi-nos oferecida. Antes, vivíamos como alguém preso, carregado de culpa e sem saída. Mas, em Cristo, recebemos um novo veredicto: perdoados, livres e aceites por Deus.
A Lei mostrou-nos o pecado, mas não tinha poder para nos salvar. Por isso, Deus fez aquilo que nós nunca conseguiríamos fazer: enviou o Seu Filho. Jesus venceu o pecado e abriu-nos o caminho para uma nova vida, não baseada no nosso mérito, mas na ação do Espírito em nós.
Paulo lembra-nos que viver guiado pela carne conduz à morte, mas viver guiado pelo Espírito traz vida e paz. Quem pertence a Cristo não está sozinho: o Espírito de Deus habita nele, orienta-o, fortalece-o e transforma-o dia após dia.
Desafio: Hoje, sempre que a culpa tentar definir quem tu és, lembra-te: em Cristo, já não és condenado. És livre para viver com Deus, pelo Espírito, em paz.