¹ Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
² A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
³ As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
⁴ Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.
⁵ Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.
⁶ Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.
⁷ Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.
⁸ Contudo o Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.
⁹ Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?
¹⁰ Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus?
¹¹ Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.
Há momentos em que a nossa alma parece seca. Por fora até podemos parecer bem, mas por dentro sentimos falta de paz, de força e da presença de Deus. O salmista compara esse desejo a um cervo cheio de sede à procura de água. Não é uma sede qualquer — é uma necessidade profunda, daquelas que não se resolvem com distrações, likes, conversas ou ocupações.
Ele sente-se abatido, cansado e até confuso. Mas, no meio da dor, faz algo muito importante: fala com a sua própria alma. Pergunta: “Porque estás abatida?” e lembra-se de uma verdade maior do que aquilo que sente: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei.”
A fé não significa fingir que está tudo bem. A fé é continuar a olhar para Deus mesmo quando o coração está pesado. É lembrar que o amor de Deus permanece, de dia e de noite, mesmo quando não O sentimos tão perto.
Oração: Senhor, dá-me sede de Ti. Mesmo quando me sinto longe, ajuda-me a confiar que o Teu amor continua presente. Renova a minha alma e lembra-me que ainda Te louvarei. Amém.
Desafio: Hoje, sempre que te sentires preso ao passado, à culpa ou ao medo, lembra-te: em Cristo, já não és escravo. És filho. Vive como quem pertence ao Rei.